Alves, Fellipe, Pietra Mendes, Thamara e Victor Fraga

11 de mai. de 2014

Origem das Cadeias de Montanhas dos Andes e Himalaia

 A crosta terrestre é toda recortada em placas tectônicas que estão em constante movimento. Quando duas placas se chocam ocorrem terremotos, vulcões e formação de montanhas. Sempre que se encontram, vindas de sentidos opostos, a menos densa, afunda sob a mais densa, fazendo com que esta se dobre ocasionando tais fenômenos. E é isso que ocorreu para a formação das  cadeias de montanhas, tendo levado milhões de anos para tornarem-se como as conhecemos hoje.

O Himalaia situa-se no continente Asiático. Possuí a montanha mais elevada do mundo, o Monte Everest, com cerca de 8.850 m de altitude
A formação do Himalaia ocorreu, no encontro da placa indiana, que era unida à África, com a placa euro-asiática. No topo da cadeia são encontrados fósseis de animais marinhos, mostrando assim que ela já esteve no fundo do mar.

A Cordilheira dos Andes situa-se no ocidente da América do Sul, sendo a maior cadeia de montanhas do mundo, possuindo cerca de oito mil quilômetros de extensão 
Já a Cordilheira dos Andes, surgiu do choque das placas sul-americana e a de Nazca, e esta última, por ser mais densa, penetrou por baixo. Ao contrário do que se pensava, foi reformulado que a cordilheira dos Andes surgiu abruptamente, e não lenta e gradualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário